AMN
» Novo Diretor da Secretaria do MERCOSUL

O Diretor LUIZ GONZAGA COELHO JÚNIOR é economista pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em Integração Latino-americana pela Universidad de la República Oriental del Uruguay (UDELAR); Possui cursos de especialização na Escola Superior de Guerra (ESG) do Brasil; George Washington University, Law School; Harvard University, Kennedy School of Government; e Instituto Rio Branco (IRBr) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil; tendo participado de diversos cursos de formação e aperfeiçoamento do Serviço Exterior Brasileiro.

Com ampla experiência profissional em assuntos econômicos, comércio internacional, estatísticas, relações exteriores, políticas públicas e governo, o economista brasileiro foi designado pela Decisão 13/2020 do Conselho do Mercado Comum do MERCOSUL (CMC) para assumir o cargo de Diretor da Secretaria do MERCOSUL, com mandato de 01/01/2021 a 31/12/2022.

Antes de ocupar a Direção da SM, foi assessor para assuntos econômicos e de integração do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Embaixadas do Brasil em Washington e Ottawa e, mais recentemente, exerceu a função de Chefe do Setor Consular da Embaixada brasileira em Porto Príncipe, no Haiti. Integra o Serviço Exterior Brasileiro há 32 anos. Conta também com reconhecida experiencia em temas de integração, tendo desempenhado por 11 anos a função de Diretor de Informação Econômica e Estatísticas da Associação Latino-americana de Integração (ALADI), também localizada em Montevidéu.

Ao assumir o seu cargo no dia 26/01/2021, no âmbito da reunião por videoconferência da Comissão de Representantes Permanentes do MERCOSUL (CRPM), enfatizou em trabalhar em sintonia com as Delegações Permanentes, as coordenações dos diferentes foros do processo de integração no marco do MERCOSUL e colegas da Secretaria do MERCOSUL, aos que outorga elevada capacidade e compromisso com a causa da integração. Na ocasião, agradeceu a sua antecessora, a Licenciada Fernanda Monti, de nacionalidade argentina, pelo excelente trabalho levado a cabo em seu mandato.

Sobre o diretor da Secretaria do MERCOSUL

O diretor é a máxima autoridade da Secretaria do MERCOSUL. É o responsável pelo adequado cumprimento do conjunto das tarefas atribuídas à SM e pela sua gestão técnica, administrativa, financeira e patrimonial.

O mandato tem duração de dois anos, respeitando o critério de rotação por nacionalidade dos Estados Partes do bloco, por ordem alfabética. Sua eleição é realizada pelo Grupo Mercado Comum (GMC) e a sua designação é por meio de uma Decisão emitida pelo Conselho do Mercado Comum (CMC)

UCIM

CONSULTAS DE ATAS
Área restrita
Login
Senha