A AMN é composta pelos órgãos Assembleia Geral e Conselho Deliberativo sendo este último formado por representantes dos Organismos Nacionais de Normalização (ONN) dos Estados Parte do MERCOSUL e responsável pela constituição dos Comitês Setoriais Mercosul para desenvolvimento de suas tarefas nos âmbitos de interesse setorial específico.
A Assembleia Geral é o órgão de autoridade máxima da Associação. Trata-se de uma reunião anual com a presença dos membros natos e associados dos ONN dos Estados Parte e Associados componentes do MERCOSUL.
O Conselho Deliberativo é constituído por Conselheiros representantes de cada um dos membros natos, indicados por seus ONN, tendo por finalidade supervisionar a administração de todas as diretrizes emanadas da Assembleia Geral.
Instituto Nacional de Tecnología, Normalización y Metrología
www.intn.gov.py
Instituto Uruguayo de Normas Técnicas
www.unit.org.uy
Associação Brasileira de Normas Técnicas
www.abnt.org.br
Instituto Argentino de Normalização e Certificação
www.iram.org.ar
Instituto Nacional de Tecnología, Normalización y Metrología
www.intn.gov.py
Instituto Argentino de Normalização e Certificação
www.iram.org.ar
São membros associados os organismos nacionais de normalização dos países inscritos como Estados Associados no MERCOSUL. Estados Associados são os membros da ALADI com os quais o MERCOSUL assina acordos de livre comércio e que posteriormente solicitam ser considerados como tal.
Instituto Boliviano de Normalización y Calidad
www.ibnorca.org
* O Estado Plurinacional da Bolívia se encontra em processo de adesão ao MERCOSUL como Estado Parte.
O Presidente Executivo será o representante do ONN brasileiro e por força do art. 99 da Lei 6.815/80 - Lei do Estrangeiro no Brasil, que este será sempre brasileiro nato ou legalmente naturalizado. É responsável pela gestão das atividades operacionais da AMN de acordo com as diretrizes estratégicas previamente definidas pelo Conselho Deliberativo.
Associação Brasileira de Normas Técnicas
www.abnt.org.br
A Secretaria Executiva é o órgão técnico administrativo que dá suporte às atividades da AMN, compondo a sua estrutura funcional e submetida diretamente ao Presidente Executivo da AMN. Tem o limite de sua competência e atribuições fixado pelo Conselho Deliberativo, conforme as regras e normas provenientes da Assembleia Geral. A sua coordenação será executada pelo Secretário Executivo.
Secretário Executivo: Sra. Adriana Rigat
secretaria@amn.org.br